Aposentados e Pensionistas

Aposentados/as e Pensionistas do SINTUFEPE são organizados por Coordenação própria cujo Coordenaor é o Sr. Cleiton Cavalcanti de Oliveira. É para auxiliá-lo na organização deste setor da categoria que existe o Departamento de Aposentados. Na sala do Departamento de Aposentados há reunião diária, mas às terça-feiras estas ganham em número de presentes e organicidade. Na última terça-feira de cada mês as reuniões que já tem uma ótima dinâmica ganham uma força a mais: nas últimas terça-feiras de cada mês a Assessoria Jurídica do Sindicato participa da reunião dos/as Aposentados/as e Pensionistas e abrilhantam a reunião com informes e orientações gerais.

Se você é aposentado, aposentada ou pensionista venha para o sindicato e participe do Departamento de Aposentados e Pensionistas.

REPOSICIONAMENTO DOS APOSENTADOS

Em mais de 10 Universidades o REPOSICIONAMENTO dos Aposentados foi aprovado nos Conselhos Universitários e 5 efetivaram esses ganhos  nos contracheques.

 

Quando se aplicou a nova carreira (PCCTAE) em 2005, ficaram muitos problemas. Os Aposentados foiram os mais prejudicados, pois ao serem enquadrados na carreira, não foram mantidos na mesma posição que estavam na Carreira anterior. A maioria dos aposentados já se encontrava no fim de carreira, no S III, mas na atual não, o que deixa um prejuízo grande no salário. No entanto,  com  o prejuízo, os aposentados saíram à luta em todo país e tiveram várias vitórias nos Conselhos Universitários ao aprovar o REPOSICIONAMENTO DOS APOSENTADOS. A maioria teve que mobilizar muito, ocupar salas de conselhos universitários, enfrentar muitos reitores que se negavam a aplicar isto.

 

Infelizmente na UFPE não conseguimos esta conquista para nossos aposentados e aposentadas. Tivemos que enfrentar parte da própria direção do sindicato que nunca se moveu para isso e jogava pra baixo as expectativas. A CIS da UFPE foi outro obstáculo, colocando orientação contrária a aprovação no Conselho Universitário. Mas os/as aposentados/as nunca desistiram de lutar.

 

Sindicatos como o da Universidade do Paraná, Santa Maria, Federal Fluminense, Rural do RJ e Goiás aconseguiram fazer aprovar  nos Conselhos Universitários de suas universidades e receberam uma alteração salarial que variou de R$ 200,00 à R$ 900,00 a mais em seus salários. Na UFF foram mais de 1200 aposentados beneficiados. É uma conquista que já vem desde 2006 até 2009.

 

Agora, o governo que se diz dos trabalhadores ataca de todas as formas e, com a instrução normativa nº 7 no dia 15 de julho quer impedir que aposentados e aposentadas saiam do prejuízo, atacando inclusive os que já conseguiram incorporar ao salário. MUITA LUTA VAI ROLAR E QUEREMOS ESTAR POR DENTRO.